segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Smartphones e Tablets


-->
Olá, queria compartilhar com esta mini comunidade uma nova contribuição. Já que gosto do tema do hardware (como não! Os que me conheçam, di-lo-ão), comentar-vos-ei nesta ocasião algo muito esquematizado da nova revolução que significam os smartphones e tablets. . O rendimento destes dispositivos é espectacular, se temos em conta sua breve história, chegando a transformar-se nuns pequenos computadores, sendo capazes de realizar muitas das tarefas que estes realizam.


Qual é a diferença, pois, entre os PC e os dispositivos móveis? O consumo energético é o grande problema dos actuais smartphones, já que contam com muito pouco espaço para implementar soluções de qualidade.

Ainda assim, o rendimento destes dispositivos está a chegar a cotas muito elevadas. Não se pode falar de uma semelhança real com o hardware de um PC convencional. já que neste caso teríamos que falar de um novo conceito como é o SoC (System on Chip), que não é outra coisa que um único chip o qual integra CPU, GPU, Ram entre outras coisas.

Este SoC foi criado pela empresa ARM, nome com que também se conhecem os processadores que vão integrados em dito chip, bem como a arquitectura.

Os processadores recebem o nome de Cortex-A8, Cortex-A9 e Cortex-A15, sendo este último o mais potente, contando em alguns casos com até 8 núcleos. Os SoC mais importantes actualmente são Snapdragon de Qualcomm, OMAP deTexas Instruments, Exynos de Samsung, Tegra de NVIDIA e os A4 e A5 de Apple, e cada um com suas próprias características e rendimento. Logicamente são mais potentes nas suas últimas versões; é muito importante sabê-lo, se nos estamos a propor a aquisição de um novo dispositivo e nos interessa que seja realmente eficaz e se ajuste a nossas necessidades.

O que está claro é que este sector tem um futuro impressionante e, quando a tecnologia permitir uns consumos energéticos mínimos ajudado por um bom sistema de referigeração, poder-se-á chegar a ter numa mão toda uma jóia tecnológica.

Espero que toda esta confusão, não vos confunda e se tiverem alguma dúvida ou consulta a respeito, estarei encantado de ajudar quem disso precise.

Um saúdo e espero que nos conheçamos um pouco melhor graças a este grande pequeno blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário